Dom Lindomar Rocha Mota
Nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos (GO), no dia 22 de janeiro de 2020, Dom Lindomar Rocha Mota é proveniente do clero da Arquidiocese de Diamantina (MG). Dom Lindomar foi ordenado sacerdote em 1998, por dom Paulo Lopes de Faria. Possui mestrado em teologia pelo Pontifício Instituto Teresiano. O bispo também é mestre e doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigae de Coimbra. Na Arquidiocese de Diamantina, foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do Vo Sínodo Arquidiocesano. Natural de Arataca (BA), nasceu em novembro de 1971, filho de Josué Rocha e Vitória Farias, cursou filosofia no ITI e teologia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina e Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, em Roma.
Pastoralmente, Dom Lindomar foi reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da Paróquia São Judas Tadeu, pároco na Paróquia de São José. Entre os anos de 2003 e 2007 prestou serviço à CNBB como assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. Era pároco na Paróquia de Santo Antônio, em Curvelo, diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo e professor da PUC Minas, até a sua nomeação.
No Regional Centro Oeste, Dom Lindomar foi o bispo referencial para os seminários e Diáconos permanentes. Atualmente é o Referencial para a comunicação. Na CNBB, é um dos bispos responsáveis por acompanhar o Colégio Pio Brasileiro em Roma.
Dom Lindomar é autor de inúmeros artigos e dos seguintes livros: Teoria do direito e conflitos jurídicos; Religião e Cultura; Crer e saber no criticismo de Kant; A tolerância como a primeira virtude da Democracia; Justiça e Equidade; Aristóteles e Kant: os dois máximos sistemas do conhecimento; A simplicidade do Evangelho.
Palavra do Pastor View all
Um novo recomeço
Dom Lindomar Rocha MotaBispo de São Luís de Montes Belos (GO) Há vinte e três anos o Documento de Aparecida sintetizava um sentimento despertado naquele→