Dom Lindomar Rocha preside a 1ª Novena Solene da Festa do Santuário Nacional

0

Na noite de quinta-feira (3) aconteceu o primeiro dia da Novena Solene para a Festa da Padroeira 2024.

No Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, refletimos o tema “Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!”. Devotos de todo o Brasil, presentes na Capital Mariana da Fé, aprenderam que, com a intercessão da Mãe da Esperança, devemos levar o nome de Jesus Cristo em todos os nossos caminhos. Tudo se torna possível à fidelidade de Deus, quando ela vem unida à nossa fé confiante.

Nossa Senhora vem lembrar-nos que somos peregrinos da esperança e que não podemos perder essa esperança! Ela faz parte do nosso ser cristão e esta esperança é a vida plena em Cristo. Nós sabemos das nossas fragilidades, mas isso não pode impedir de buscar, a todo momento e com fé, a nossa esperança.

Como tradição, no primeiro dia do novenário, tivemos a entrada das bandeiras do Brasil, do Vaticano, da Igreja e dos Estados da nossa nação, neste ano trazidas pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Aparecida (SP), e houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, pedindo que a Mãe, Rainha e Padroeira cuide de nosso país.

A emoção e a fé tomaram conta do Santuário ao recebermos a Imagem de Aparecida, vinda em um carro-andor, simbolizando a fé dos romeiros que têm suas graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora a Jesus.

O presidente da celebração, Dom Lindomar Rocha Mota, Bispo de São Luís Dos Montes Belos (GO), refletiu sobre o tema deste primeiro dia. Em entrevista ao A12, o bispo falou da alegria em celebrar o início da Novena e Festa em honra à Padroeira do Brasil.

“No nosso caminho da esperança e da peregrinação é que encontramos o sentido da vida. Encontramos também o sentido da nossa fé, porque o povo de Deus é um povo que caminha. Não podemos ficar estáticos no lugar onde estamos, por isso, a peregrinação marca a história de Deus desde sempre. Jesus assume também essa tradição e caminha no meio do povo.Maria Santíssima caminhou com Ele, caminhou com os discípulos, e caminha neste mundo escolhendo seus filhos como escolheu a nós, o maior povo católico do mundo não poderia ter tido de Maria um carinho especial a ponto dela se identificar com nossa gente! A nossa Mãe Aparecida, tomamos ela como Rainha e protetora! Uma bênção a todos que participam desta Novena, muita alegria, uma esperança renovada e a fé que nunca nos abandona estará conosco! Deus abençoe a todos!”.

Durante a reflexão do tema deste primeiro dia, Dom Lindomar ressaltou que a peregrinação verdadeira é baseada na fé, na esperança e na caridade.

Texto e fotos: Portal A12

Comments are closed.