Uma coletiva de imprensa marcada para a próxima terça-feira, 9 de maio, às 11h30 da hora italiana, na Sala de Imprensa da Santa Sé, vai apresentar o Jubileu 2025: as iniciativas da fase preparatória e as etapas significativas para esperar o Ano Jubilar. Segundo comunicado divulgado nesta quarta (3), farão parte da mesa o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, e o subsecretário, dom Graham Bell.
Uma oportunidade para divulgar, então, o calendário dos principais eventos jubilares, os processos que estão em andamento e os objetivos já alcançados da fase preparatória, com a participação das quatro Comissões Organizacionais, complementadas pela sessão que reúne os delegados das dioceses italianas e os representantes das Conferências Episcopais Internacionais, o Comitê Técnico e as 35 Subcomissões.
O novo site do Jubileu 2025 também será apresentado em 9 de maio - o iubilaeum2025.va, ativo a partir do dia seguinte -, além de uma prévia do aplicativo para peregrinos, disponível para Android e IOS - o iubilaeum2025. Os perfis sociais do Jubileu também estarão ativos a partir de setembro deste ano. Através do site e do aplicativo, será possível acessar uma plataforma para se registrar e obter o "Cartão do Peregrino".
Hino do Jubileu 2025
Durante a coletiva de imprensa de 9 de maio também ser anunciado o vencedor do concurso internacional para o hino do Jubileu de 2025 como inclusive serão divulgadas os primeiros eventos culturais já planejados para o Ano do Jubileu. Já em 1º de junho será aberto o Centro de Informações para Peregrinos na Via della Conciliazione 7, em Roma. No Info Point para o Jubileu, fiéis e turistas poderão pedir informações sobre como participar, como tornar-se voluntário ou sobre como organizar a própria peregrinação em 2025.
Para acompanhar a coletiva de imprensa de 9 de maio, ao vivo em streaming, em língua original, basta acessar o canal do Vatican News no YouTube.
Encontro bilateral da Itália e Santa Sé
Em vista do Jubileu que a Igreja universal irá celebrar em 2025, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, recebeu em 19 de abril, no Palácio Apostólico, uma delegação do governo italiano liderada pela primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, junto com o subsecretário da presidência do Conselho, Alfredo Mantovano, e vários ministros. O encontro com representantes da Santa Sé - que durou cerca de 1h30 - também reuniu o governador da região do Lazio, Francesco Rocca, e o prefeito de Roma - inclusive comissário extraordinário para o Ano Santo, Roberto Gualtieri, para tratar da preparação ao Jubileu 2025, intervenções na capital italiana para acolher os peregrinos e tornar a cidade mais moderna, inclusiva e sustentável.