Diocese celebra a Instituição do Ministério de Catequista

No dia 30 de junho de 2024, data na qual a Igreja celebrou a Solenidade de São Pedro e São Paulo, a Diocese de São Luís de Montes Belos realizou a instituição ao ministério de 185 catequistas.

Desde a publicação da Carta Apostólica Antiquum Ministerium sob forma de «Motu Proprio» do Sumo Pontífice Francisco em maio de 2021, o Departamento Diocesano de Catequese sob as orientações de Dom Lindomar Rocha Mota, bispo diocesano, assumiu a organização do itinerário formativo que foi realizado conforme os critérios apresentados pelo Documento 112 da CNBB “Critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequista” no período de março de 2023 a junho de 2024.

Neste período as foranias e paróquias foram orientadas à realização do processo de apresentação, discernimento e adesão dos catequistas atuantes (com mais de 5 anos de atuação), seguido da realização de um encontro diocesano no qual os catequistas indicados foram acolhidos e eleitos para iniciarem os encontros formativos. Por meio de vídeos, encontros on-line e de fichas com orientações pastorais que foram disponibilizados mensalmente, diversos assessores possibilitaram o desenvolvimento de momentos orantes, celebrativos e vivenciais que foram planejados com atenção às dimensões do Ser, do Saber e do Saber Fazer do Catequista.

Durante este tempo buscamos enriquecer a espiritualidade, resgatar a proximidade com a Palavra de Deus e com os documentos da Igreja e dedicar a escuta atenta às mensagens de ânimo que os Santos Padres João Paulo II, Bento XVI e Francisco apresentaram ao longo dos anos de seus pontificados. Concluída a etapa de estudo e aprofundamento, seguiu-se a realização da experiência dos retiros forâneos ao longo dos meses de abril, maio e junho deste ano e do tríduo preparatório nos 3 dias que antecederam a recepção do ministério.

Agradecemos:

a Dom Lindomar que acreditou desde o início no Ministério de Catequista e motivou nossas realizações, cuidando de nós!

ao Departamento de Catequese que orientou a organização de todo o processo conforme as orientações da Igreja.

às coordenações de catequese e aos animadores de pastoral que promoveram a apresentação e o acompanhamento dos catequistas em suas respectivas paróquias.

aos nossos assessores que a cada mês se disponibilizaram para viabilizar os momentos formativos.

aos párocos que assumiram o compromisso de legitimar este processo em suas respectivas paróquias.

aos catequistas que confiantes se dedicaram e firmaram seus passos neste caminho.

aos familiares, comunidades e catequizandos que acompanham diariamente o empenho dos catequistas a algo que se tornou parte de suas próprias vidas.

a todos que de diversas maneiras se empenharam para que tudo fosse possível.

“Em tudo damos graças porque esta é a vontade de Deus” (1Ts 5,18)

Departamento Diocesano de Catequese