Começou nesta segunda-feira, 6 de março e segue até o próximo dia 10, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, o Primeiro CONSER (Conselho Episcopal Regional) de 2023. Essa reunião dos bispos acontece três vezes durante o ano, sendo uma delas dentro da Assembleia Geral da CNBB. Como de costume, a abertura aconteceu com a Santa Missa na Capela do Santíssimo Sacramento, e foi presidida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto.
A pauta com as discussões começou nesta terça-feira, dia 7. Dom Waldemar Passini Dalbello, presidente do regional, disse em entrevista que três temas têm destaque no encontro: normatização das publicações em redes sociais; Carta Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco sobre o cuidado da casa comum e o filme/documentário “A Carta” – Uma mensagem pela nossa Terra, que explora a referida carta do Santo Padre; e o terceiro tema é sobre as novas comunidades.
Redes sociais
Conforme Dom Waldemar, os bispos discutem sobre o conteúdo publicado nas redes sociais por ministros ordenados, religiosos e religiosas e pessoas ligadas diretamente às estruturas da Igreja. “Precisa haver uma orientação quanto ao uso dessas ferramentas: o que não publicar, o que não reproduzir, então nós pensamos em começar essa discussão, não sabemos se terminaremos agora, mas decidimos criar uma norma comum para todo o Regional Centro-Oeste”, disse Dom Waldemar. Segundo ele, algumas dioceses no Brasil já criaram essa normativa com o objetivo de qualificar a comunicação da Igreja.
Laudato Si’ e filme/documentário “A Carta”
O presidente do regional comentou que os bispos pretendem apoiar a divulgação dessa produção, que é uma mensagem do papa pela nossa Terra. O filme explora a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Sì”, que transmite a todo mundo o apelo sobre o cuidado do planeta, nossa casa comum. A produção foi lançada no final do ano passado pela CNBB, a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e o Movimento Laudato Sì. A ideia é fazer o filme chegar a todo o território nacional com o objetivo de ser uma ferramenta de conscientização ecológica. Os regionais são chamados a incentivar as dioceses a participarem da divulgação nacional, que acontecerá entre os dias 22 a 29 de maio, com palestras, oficinas, materiais promocionais e a exibição do filme.
Novas comunidades
Por último e não menos importante é discussão sobre as Novas Comunidades. Em janeiro deste ano quatro bispos do nosso regional participaram de uma formação e diálogo promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A ideia é reconhecer a importância das Novas Comunidades. “Vamos aprofundar os temas que foram tratados ali quanto ao discernimento, a importância da proximidade, a presença dos bispos junto às Novas Comunidades, e também as distinções que elas têm: modelos distintos de apresentação, algumas com perfil mais religioso de vida consagrada, outras com perfil mais laical, então nós vamos nos deter sobre esse tema e outros que vão surgir ao longo do nosso encontro”, concluiu.
CONSER
O CONSER reúne os bispos das 12 dioceses mais o Ordinariado Militar do Brasil que compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal).
Fonte: CNBB - Regional Centro-Oeste