Setembro é um mês para aprender a ler com atenção, a escutar com reverência, a acolher com gratidão, a meditar com fé, a praticar com zelo, a anunciar com fervor e a partilhar com alegria a Palavra de Deus que quis se esconder e se revelar em tantas das nossas palavras humanas, até tornar-se Carne de nossa carne. O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes (Js 1,9).
O motivo que inspirou a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da ‘Independência do Brasil (1822). Ao estudar, refletir, ler e orar a entrada do povo hebreu na Terra Prometida e a distribuição da terra entre as tribos, conforme narra o Livro de Josué, deve levar o leitor também a refletir sobre a importância da terra em nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus, que conduz a história.
Além disso, o Livro é uma crítica às lideranças, fazendo o leitor a ver na figura de Josué um líder ideal, totalmente obediente a Deus. Moisés morreu e foi sepultado. Israel está acampado no deserto, com o desafio de tomar posse da terra prometida (povoada por inimigos poderosos). A responsabilidade que recai sobre o sucessor de Moisés é grande. Josué, filho de Nun, ministro de Moisés, para dar conta da “vocação”, terá que desempenhar várias funções. De um lado, terá que conquistar a terra, liderando o exército de Israel, sendo um chefe militar. De outro, terá que meditar a lei que ordenou Moisés, meditando-a dia e noite, sendo uma espécie de rabino. E se ele é o autor do livro que leva seu nome, ainda terá que ser escritor dos feitos da conquista. A segunda reação que o leitor terá, será aquela de se sentir interpelado a acreditar somente com a assistência de Deus, o herói conseguirá desempenhar tantas funções. E de fato, ele assim o faz. Conquista a terra e a distribui, sob sorteio, às tribos de Israel, sendo fiel a Deus e mantendo a unidade das tribos. São 24 capítulos aguardando, ansiosos, o leitor. Muitos são os subsídios e sobretudo lives a propósito do livro de Josué, possibilitando aprofundamento.