Amados irmão, que a paz de Cristo e o amor de Maria estejam no coração de cada um de vocês.
Hoje, 4º Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, também é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Dia em que somos convidados a nos dar conta de que todos nós somos vocacionados, somos chamados por Deus à uma grande missão: amar e servir. É isso mesmo meus irmãos, essa é a primeira ideia que gostaria de partilhar com vocês. Todos nós somos vocacionados, temos uma vocação, somos chamados por Deus. Chamados à vida, chamados à santidade, chamados ao amor e ao serviço, que é a doação de nós mesmos. Aí está a realização da nossa vida.
Mas gostaria de comentar que todo ano o Papa escreve uma mensagem especial para animar nossas orações nesse dia tão especial para a Igreja. Neste ano, o Papa Francisco escreveu a 58ª mensagem, que todos podem pesquisar na internet e ler ela na íntegra, na qual ele destaca a figura de São José.
Inspirado pelos exemplos de São José e pelas palavras do nosso Papa, trago três palavras-chave para toda e qualquer vocação. A primeira é sonho. Para São José bastou um mínimo sinal de Deus para corresponder ao seu chamado. Um sonho para dizer sim ao projeto de Deus em sua vida, com generosidade e coragem. Todos nós temos sonhos, mas é muito importante se perguntar: é esse o sonho de Deus para mim? Será que Deus de fato me chama a essa vida, ou estou sendo teimoso? Do mesmo jeito que Deus se revelou a São José, Ele também se revela a nós. Não necessariamente através de sonhos, mas através de nossos desejos e aspirações mais íntimos, de nossa vida cotidiana, nossas preocupações e motivações...
A segunda palavra é serviço. Não se enganem achando que a realização de sua vida está em que todos te sirvam e façam as tuas vontades. A realização da vida humana está em doar-se. O chamado de Deus impele sempre para o sair de nós mesmos, a dar-nos. Toda verdadeira vocação nasce do dom de si mesmo. Matrimônio, vida Religiosa Consagrada, Leigos e Missionários, Sacerdotes... todas vocações de serviço, sustentadas pelo amor de Deus; motivadas por um encontro pessoal com Jesus Cristo.
Por fim, fidelidade. Eis nossa terceira palavrinha. Trata-se do esforço de cada dia por corresponder ao chamado que Deus nos faz. A existência humana, sua realização, é construída sobre uma contínua adesão às grandes opções. Por exemplo, ser Padre ou ser Esposo. É uma grande opções a ser sustentada em cada pequeno gesto do dia a dia. Amar a Deus e querer agradá-lo. Uma grande opção a ser vivida a cada pequeno gesto do dia a dia.
Amados irmão e irmã, não tenha medo de dizer sim a Deus, de viver a aventura de uma vida voltada para Deus. O mundo prega que os sonhos são uma ilusão, porque não importa o amanhã, mas o hoje, o agora. Eu vos digo, sonhe sim. E mais, queira sonhar os sonhos de Deus para você e sua família. O mundo prega que servir, doar-se, ou é algo ridículo, pois importa que todos me sirvam, importa a satisfação das minhas vontades e desejos; ou então é uma boa oportunidade de se mostrar nas redes sociais como modelo de caridade e ganhar mais likes. Eu vos digo que o servir, de um modo que preencha a sua vida, é aquele servir fruto do amor, desinteressado e verdadeiro. O mundo prega a infidelidade. Eu vos digo, não tenhas medo de ser fiel. Não tenhas medo de sonhar, servir e ser fiel. O segredo da santidade está em ser santificado, da pureza em ser purificado. A iniciativa e referência é sempre Deus. O segredo do serviço está no amor. E o segredo da vocação está em se perceber chamado. Descubra-se chamado por Deus para uma grande missão. Rezemos uns pelos outros e confiemos em Deus que nos chama a todos. Ele é Amor. Ele é fiel
Desejo a todos a alegria de se perceberem amados e chamados por Deus para uma grande missão. Não se esqueça de que você é muito especial para Deus e isso não é pouca coisa.
Faça suas orações hoje, de modo muito especial, por todas as vocações. Traga a sua memoria o nosso Bispo Dom Lindomar, nosso Bispo Emérito Dom Carmelo, nossos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, nossos Seminaristas, nossos jovens e casais de namorados, nossos noivos e pessoas casadas, nossos leigos e leigas solteiros, enfim, todo o povo de Deus. Que Deus nos ajude a viver e responder bem ao nosso chamado.
Por todos nós eu te convido a rezar uma Ave Maria.
Maria Santíssima, Rainha das Vocações, rogai por nós.
São José, guardião das Vocações, rogai por nós.
Obrigado... Deus os abençoe.
Padre Laurito Nazaré Alves Deliberto