Dom Lindomar Rocha celebra 1° aniversário de Ordenação Episcopal

0

No dia 14 de março de 2021, a Diocese de São Luís de Montes Belos muito se alegrou com a comemoração do primeiro ano de ministério episcopal de Dom Lindomar Rocha, quarto bispo diocesano. Para marcar as celebrações desse dia, Dom Lindomar presidiu duas Missas: uma, pela manhã, na Capela Sant'Ana, em Claudinápolis, e outra, à noite, na Paróquia Santo Antônio, em Jaupaci.

Dom Lindomar é natural de Arataca, Bahia, e foi ordenado sacerdote em 26 de julho de 1998, na Igreja Santa Maria della Perseveranza, Roma. Sua Ordenação Episcopal aconteceu na Basílica de São Geraldo, Curvelo-MG, em 14 de março de 2020 com o lema: Gratia et Pax Multiplicetur, Graça e Paz abundantemente (2Pd 1,2). Sua nomeação para a Diocese de São Luís de Montes Belos aconteceu no dia 22 de janeiro de 2020 e tomou posse em 16 de maio de 2020.

O ministério sacerdotal de Dom Lindomar foi exercido na Arquidiocese de Diamantina. Além disso, empenhou-se muito na vida intelectual: possui mestrado em teologia pelo Teresianum, mestrado em história da filosofia antiga, doutorado em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae de Coimbra.

O documento do Concílio Vaticano II, Lumen gentium 21, nos ensina que a consagração episcopal vem para  santificar, ensinar e governar, os quais são exercidos em comunhão hierárquica com a cabeça e os membros do colégio episcopal. Mostra-se pela tradição, manifestada sobretudo nos ritos litúrgicos da Igreja tanto ocidental como oriental, que a graça do Espírito Santo é conferida pela imposição das mãos e pelas palavras da consagração, e o carácter sagrado é impresso de tal modo que os Bispos representam de forma eminente o próprio Cristo, mestre, pastor e pontífice, e atuam em vez d'Ele. Pertence aos Bispos assumir novos eleitos no corpo episcopal por meio do sacramento da Ordem.

Comments are closed.