Mês Missionário – Paz e Alegria

Paz e alegria no Divino Amor do Pai Eterno, irmãos e irmãs!

Estamos celebrando o Mês Missionário 2020 sob tema: “A vida é missão!” E
lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Principiando pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vê-se que a vida é missão de paz e alegria: “Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar onde ele próprio deveria ir (…) em qualquer casa em que entrardes, dizei
primeiro: a paz esteja nesta casa!” (Lc 10, 1.5). Ao que podemos fazer uma comunhão nas propostas, grifando o que o Concílio Vaticano II diz no decreto “Ad gentes”, número 1: “Enviada por Deus às nações para ser ‘o Sacramento universal da Salvação’, esforça-se a Igreja por anunciar o Evangelho a todos os homens”.

“A vida”, preciosíssimo dom de Deus numa plenitude de liberdade, é iluminada pelo Divino Espírito Santo, levando o homem a responder, com toda fé: “Eis-me aqui!”, diante da urgência de restaurar a humanidade em sua essência de “imagem e semelhança de Deus”(Gn 1,27).

O Evangelho (Lc 10, 1-12) que, de feliz providência, meditamos no primeiro dia do Mês Missionário, dia da patrona das missões e doutora da Igreja, Santa Teresinha do Menino Jesus, conquista-nos para anunciar a proximidade do Reino de Deus, que resume em devolver ao “homem acidentado pela vida” (cf Lc 10, 25-37 – lembrando a CF 2020) a alegria de viver sua origem moldada pelas mãos amorosas de Deus, livre/liberto de todos os males.

A vida é missão!

Como é belo podermos contemplar os Santos e Santas - homens e mulheres que nasceram gente; receberam o Espírito Santo no Batismo; tiveram a Bíblia Sagrada à sua disposição crendo e fazendo dela o “trilho da vida”, na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Mt 16,18), por uma “multidão incontável” (cf. Ap 7,9) – Santa Teresinha do Menino Jesus; São Francisco de Assis; São Benedito; São Bruno; Santa Teresa de Ávila; Santa Margarida Maria Alacoque; São João Paulo II; Santo Antônio Maria Claret; São Simão e São Judas Tadeu… para citar apenas alguns que tornaram a vida-missão. Igreja essencialmente anunciadora do Divino projeto do Emanuel, dando a vida como Ele no-la deu: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Hoje, somos a Igreja de batizados no mesmo Espírito; temos a mesma Bíblia à nossa disposição; recebemos o dom da fé; temos a estrada a favor, tanto quanto temos homens e mulheres necessitados de nossa disposição missionária para conhecerem “Deus amor” (cf. 1 Jo 4, 8).

Portanto, ouvindo o diário envio da Santa Igreja: “Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe”, repitamos com o profeta: “Eis-me aqui”, e levemos a paz, a alegria e a esperança aos encarcerados, aos enlutados, aos doentes, aos indefesos e desprotegidos, deixando-lhes a certeza de que a vida vale pela beleza da missão.

Pe. Carlos Arantes de Gouvea (Pe. Carlinhos).
Assessor espiritual do Cursilho de Cristandade diocesano
Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo